FÉRIAS

quarta-feira, 27 de junho de 2007

A BELA E O MONSTRO

Os meus netos trouxeram-me de volta ao país mágico da infância e deram-me a alegria de recordar contos de fadas que li aos meus filhos e contei aos meus alunos.
Os contos de fadas tiveram sempre um papel educativo, estimulante e libertador das emoções dos mais pequeninos e também enriquecedor para os adultos.
Recordo New York, Broadway,Lunt-Fontanne Theatre, dia 5 de Agosto de 2005, "Beauty and the Beast"...a satisfação, a magia, o espectáculo, as recordações, o sonho tornado realidade.
Este conto de fadas, quer lido, contado,teatralizado, infantil ou adulto será sempre uma história de referência, "A Bela e o Monstro".
Era uma vez... o pai tem de fazer uma viagem e pergunta às filhas o que elas querem que ele lhes traga.Enquanto as duas irmãs pedem tecidos caros,a Bela não pede nada. Depois de muito instada, resolve pedir uma rosa... no momento que o pai colhe a rosa, aparece o Monstro. Por castigo o pai tem de trocar uma filha pelo seu direito à vida...é Bela que aceita.Ela acaba por se apaixonar e casar com o Monstro. Nesse momento ele transforma-se num Príncipe, lindo, jovem e muito rico...
Dizem os entendidos que cada conto de fadas é um espelho mágico que reflecte aspectos do nosso mundo interior e os passos que nos conduzem do imaginário para a realidade, da imaturidade para a maturidade...se assim for, continuemos a ler, a contar e com sorrisos cúmplices, digamos aos nossos netos:-Era uma vez...

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei Céu, pois os netos fazem-nos voltar uns bons anos atrás !Ainda bem, com a nossa paciência de avós lá lhe vamos lendo estas lindas histórias que eles adoram, bjs para a avó Céu, e para os teus netinho(as)...

Jelicopedres disse...

Então é assim;
Era uma vez uma avó que se chamava Céu. Ela mais parecia a mamã dos meninos.
Ela era loira, elegante, muito risonha, bem disposta, cantava bem, contava (contos), melhor ainda, mas afinal não era a mamã dos meninos.
Ela era mesmo a avó! Uma AVÓ...
(COM LETRA GRANDE)
- Gosto de "ver"... os teus netos através dos teus olhos.
- Não os conheço.
- Ou conheço???...
- Sim. Através de ti,conheço!!!
BJ.

O céu da Céu disse...

E as saudades são muitas...eles são uns amores.

Anónimo disse...

São lindos!!!!