FÉRIAS

quarta-feira, 6 de junho de 2007

"A ARTE DE NÃO FAZER NADA"


Passei muitos anos da minha vida, fazendo sempre muitas coisas e sempre muito depressa. Foi uma corrida. Os dias eram curtos. Faltavam-me horas todos os dias...
Quando me apercebi, pedi ao tempo que parasse e me deixasse saborear as coisas simples da vida...e foste tu, minha amiga,que um dia me ofereceste um livrinho "A arte de não fazer nada",que vou espreitando quando preciso de relaxar, respirar fundo, descomprimir...
Não fazer nada é um luxo, achava quase impossível, mas este livrinho ensinou-me a cultivar a serenidade, a escutar, a esperar, a saborear, a meditar, a bocejar, a dormir e até a cirandar...

Aprendi que a água confrontada com uma superfície lisa -pedra, gelo ou vidro- segue sempre o seu caminho, a direito ou ziguezagueando.
Aprendi a derperdiçar o tempo e a fazer o que me apetece.
Aprendi a folhear livros, a reler artigos daquelas pilhas de revistas que vamos acumulando à cabeceira da cama.
Aprendi a olhar as plantas, os passarinhos, as formigas que entram em carreirinho pela porta das traseiras e a olhar pela janela as nuvens que vagueiam.
Aprendi a andar descalça em casa.
Duas ou três horas a ziguezaguear, deixam-me livre. O tempo pàra. Chamo-lhe paz de espírito.
E deixo-vos esta sugestão "A arte de não fazer nada" de Véronique Vienne a musa inspiradora deste momento de "cirandar".
Este fim de semana fui no grupo "ASAS" fazer a subida ,de barco, pelo rio Guadiana e andar no combóio. Foi muito bom. Nesse cirandar, até tive tempo de cheirar as flores, observar o pôr do sol ,rir e fazer mais amigos!
(As fotos foram tiradas por mim)

16 comentários:

Anónimo disse...

Mas é por isso mesmo ,que nos tornamos mais amigas de umas pessoas que de outras, porque há sintonia nos nossos pensamentos,Céu para quem realmente tem sempre mto que fazer ou teve ,é uma verdadeira sábia quando consegue realmente nada fazer,e gastar o tempo com tudo fazer,....Entendes amiga??????Vingamo-nós no tempo e já naõ é ele que nos "gasta",mas somos nós que o "gastamos", e repara na magia como bem entendemos....silvana ramos sapage

Anónimo disse...

Céu ,e a música ,gosto mesmo dela......Silvana ramos sapage

O céu da Céu disse...

A nossa amiga SRS além de atenta aos outros ,é um docinho.Obrigada pelas tuas palavras.Também te entendo bem.

Anónimo disse...

Ainda bem que foste passear as vezes deviamos largar tudo e ir dar uma volta, tive pena de não ir mas como vou de férias dia 24 Junho,os meus filhos ofereceram 15 dias em Fuengirola, tinha que escolher mas vou conhecer outro sítio eu já conhecia Alcoutin, só não andei de barco no Guadiana, tenho um casal amigo em Espanha do outro lado do rio, não sei como é que se chama já lá tive 8 dias a minha filha é madrinha da filha deles eles eram professores aqui em Santo André, mas depois foram para Espanha viver e dão aulas em Alcoutim não posso ir a tudo, mas tive pena fica para próxima vez. um beijo.

O céu da Céu disse...

Foi um passeio muito agradável.O rio, as paisagens, o convívio, o hotel, os almoços.Boas férias, aproveita tudo bem.Um beijinho

Anónimo disse...

Belas imagens, belo texto e uma curiosidade: quem foi essa sábia amiga que deu um livro com um título tão sugestivo?
Viva o Guadiana que tanto agradou aos meus Amigos!

Anónimo disse...

Visitei o céu da Céu!
Muito estrelado!
Parabéns!
:)

O céu da Céu disse...

Como vês Madalena nunca é tarde para se aprender...Há um ano atrás nem sabia o que era um blog...agora com a ajuda de amigos e em especial da Carolina,já vou espalhando por aqui umas estrelinhas neste céu da Céu.E uma novidade em primeira mão...soube hoje que o meu livrinho de histórias "O céu da Céu"foi traduzido para inglês por uma amiga do Dr Arnaldo Soledade.Fiquei muito sensibilizada e contente,como devem imaginar.Beij

Anónimo disse...

Minha amiga, o melhor que vamos fazendo é isso deixar o tempo passar, passear comer beber o trabalho nunca azeda, vai-se fazendo com calma.
Eu sei te compriender já passei por o mesmo agora ando com mais calma, bjs.

Anónimo disse...

Céu da Céu, ainda bem que ficas-tes feliz pelo teu livro ter sido traduzido par Inglê, não me admira foi muito bom parabéns bjs.

Anónimo disse...

Queria dizer " para Inglês "
pesso desculpa, bj.

Anónimo disse...

É lá! Grande notícia! Precisamos publicitar isso!
Esta mulher vai longe!
Parabéns!

lami disse...

Céu,tens tempo para tudo! Escrever livros, ler e aprender e acima de tudo saborear o tempo! Um verdadeiro luxo! Ou antes , uma verdadeira sabedoria de Vida!

Jelicopedres disse...

Essa é uma Arte que todos,
(a partir de uma determinada altura da vida deviam praticar)
- Que bem que sabe!!!

Jelicopedres disse...

PARABÉNS,pelo teu "Céu da Céu",que como sabes, eu adoro!!!

Anónimo disse...

Estava chateada. Escrevi isto no teclado do computador e apareceu-me 'o céu da Céu'! Fiquei desanuviada, interessada e maravilhada!


Obrigada!