FÉRIAS

sexta-feira, 13 de março de 2009

VISITA DE SAUDADE


Entro e revejo-te " ó mui nobre e sempre leal, cidade de Évora".
As tuas pedras, os meus passos, o teu sangue, a minha juventude.
As muralhas que me abrigaram do teu frio e do teu calor.
Memórias que guardo, dos anos vividos dentro de ti.
E tu minha amiga, cabelos de neve, fios de prata, riso de menina, olhar perdido no meu olhar...
e o calor...o calor das tuas mãos quando me afagavam e limpavam as lágrimas de saudade da casa, da família e quando me apertava o coração.
E tu minha amiga de brincadeiras, de torpelias, de juventude, de liceu...
Conhecias tão bem os meus silêncios, as minhas gargalhadas, os meus projectos, as minhas saudades.
Nada mudou.
Tudo mudou.
Que bom o teu abraço.
E tu minha pequenina de tranças louras, olhos vivos, grandes, rasgados...ávidos de luz.
Teu sorriso, que em momentos perdeste no encontro com o lado triste da vida.
Esse sorriso lindo que jamais perderás, porque a vida é perder e ganhar.
Tu serás sempre vencedora.
Ontem, visita de saudade. Estou feliz.


7 comentários:

Carolina disse...

Também eu passei 2 anos nessa bela e inesquecível cidade!
Lembro-me muito bem do imenso prado de papoilas que se avistava do terraço do magistério!
Bons tempos!
Eu saía da larga porta e alegre gritava:
Meninas, se alguém me apanhar os livros eu atiro-os ao ar.
Toda a gente gritava: Eu apanho!
E eu atirava-os!!!
Coisas...
;)))

Anónimo disse...

Linda cidade
gosto muito de ir a Évora, a minha nora também lá estudou, um bom fim de semana.Então quando nos vens fazer uma visita.
Beijinhos.

Anónimo disse...

Bebi cada palavra do seu texto, pela beleza, pela ternura e pela arte de quem sabe falar desse sentimento tão profundo - a saudade.

bjs
cila

Jelicopedres disse...

Pelos vistos, eras "levada da breca", Carolina
Ainda és!
- A descrição que fazes acerca de uma cidade é enternecedora, Céu.
Gosto de "te" ler...
Por falar nisso, levaste o livrinho da tua "historinha", não me emprestaste!
Eu tinha-o levado só para saberes onde ele estava.
Já te falei no assunto (uns comentários atrás)e tu, nada!
Beijinho

O céu da Céu disse...

Carolina a primeira foto da postagem é a Universidade. Dantes era o Liceu onde estudei uns aninhos.Fui visitar a minha 2ª mãe,linda com 99 anos, a filha chamada Céu e uma afilhada ... foi uma tarde de emoções fortes.bjs
Para a Zé um bj e de vez enquando vou aparecer (desisti da Tunasas por falta de tempo)
Para a Cila o meu obrigada pelas palavras bonitas.
Para a Teresinha as minhas desculpas.Vou mandar para a secretaria o livrinho para leres ou pelo Carlos ou pela Carol.Bjs

Jelicopedres disse...

Desististe da Tunasas!
Tenho imensa pena Céu, fazes muita falta, sabias?
Tu e a tua voz!!!
Mas que mulher mais atarefada.
Quanto ao livrinho, não te preocupes, então.
E o Canto das Letras e o Italiano e não sei mais o quê?!...
Vem, sempre que possas.
Um beijinho para ti.

Conceição Viegas disse...

Olá, espero não estar enganada, de certeza que não estou. Cheguei aqui por acaso, e pelo que li percebi que se tratava da D. Céu Baltazar. Estou certa? Há muito que não a vejo, parabéns por tudo: pelo que escreve, pela peregrinação, pelo blog.
Sou a 2ª de cinco irmãs, sou a Conceição.
Um beijo