FÉRIAS

sexta-feira, 7 de março de 2008

MULHER


Sou mulher e algumas vezes me interroguei se devia comemorar o Dia Internacional da Mulher;

Hoje, não tenho dúvidas que é nossa obrigação, legar testemunho às gerações mais novas e recordar o dia 8 de Março de 1857; contar-lhes que neste dia um grupo de operárias de uma fábrica de texteis em New York´, entrou em greve para reivindicar menos horas de trabalho (de 16 para 10 diárias) e mais salário (recebiam 1/3 pelo mesmo trabalho feito pelos homens).Como resposta às suas reivindicações, incendiaram a fábrica e pereceram queimadas, no seu interior, 130 mulheres.

E foi este acto de coragem lembrado ao longo de muitos anos que despertou consciências e tornou possível o direito das mulheres votarem, de trabalhar com direitos, de direito à sua sexualidade e muitos outros.


Não sou Feminista, mas não deixo de pensar que as mulheres em lugares de chefia são 35%,que ainda há mulheres obrigadas a não ter filhos ,para não perderem lugares, que há mulheres caladas e assediadas para manter o emprego, há mulheres maltratadas pelos maridos, há mulheres exploradas sexualmente, há mulheres escravizadas...


Se possível,comemoremos este Dia, mas não em bandos de mulheres alcoolizadas, histéricas, disparatadas...


Por que não, sair com um grupo de casais amigos ou sós, partilhando este DIA com respeito, amizade, amor ,pelas MULHERES?

4 comentários:

Jelicopedres disse...

Comemoremos este dia, TODOS OS DIAS, com Amor!!!
Para ti Céu, que és MULHER, o meu respeito e a minha Amizade.

Anónimo disse...

Concordo com o que dizes.
Todos juntos é que é bonito!
bjhs ao Cácá!

Anónimo disse...

Este dia devia de ser todos os dias, somos umas grandes mulheros, gostei da história, um grande beijo.

O céu da Céu disse...

E comemorámos mesmo! Jantar e bailarico.Foi muito agradável.O CÀZINHO fartou-se de dançar.Está em forma.