FÉRIAS

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 2007


Foi atribuído mais um Prémio Nobel da Literatura. Desta vez foi distinguida DORIS LESSING, autora de língua inglesa, um das maiores do séc.XX.

Doris Lessing tem 87 anos. Escreveu mais de vinte romances. Em Portugal estão traduzidos cerca de metade. Talvez os mais conhecidos sejam: "O Quinto Filho", "O Verão entre as trevas", "Os diários de Jane Somers", "Murmúrio na tempestade"...

Conheço muito pouco da obra desta escritora, mas fica-me agora o grande desejo de ler alguns dos seus livros, tal como me aconteceu com Saramago, anos atrás.

Para quem gosta de pormenores, acrescento que Doris Lessing, nasceu na Pérsia ( hoje Irão) e cresceu na Rodésia do Sul ( hoje Zimbabué).

Doris, encontrava-se num supermercado em Londres, quando na Suécia era divulgado o seu nome como laureada 2007 do "Prémio Nobel da Literatura".

9 comentários:

arlete disse...

vais depois dar-me a indicacao de qual ler. desconheco a autora.

lami disse...

Pois como já disse no "Jelico" estou curiosa também de ler alguma coisa dela. Não sei qual a obra que possa ser mais emblemática.

Anónimo disse...

Apetece-me transcrever o que li algures, e que se encaixa perfeitamente nesta "Mulher Simples" que recebeu esta nomeação com um simples caramba! ..."É exactamente o equilibrio que mantém o universo na rota da perfeição"para ti Céu mulher das coisa simples...silvana

Jelicopedres disse...

Esta SENHORA, encantou-me desde o primeiro momento, que surgiu nas notícias,Céu!
Aquele rosto, DOCE!
Aqueles cabelos brancos revoltos, que ajeitava com a sua mão...
Estou cheia de curiosidade com a Doris Lessing!
bj.

Anónimo disse...

Também desconhecia!
Vou ver se leio algum livro dela.

Ivone disse...

.....e a entrevista dada sentada
no degrau e que apesar da idade já está pensando escrever mais um livro?É uma grande lição.....merecia mais um nobel; o da simplicidade de ser simplesmente simples !

adorei a musica !

ate breve

Anónimo disse...

Estou curiosa +ara ler poracaso conheci mutio bem a terra aonde ela nasceu, um beijo.

Anónimo disse...

Não conhecia esta escritora !
Mas segundo ouvi na televisão sobre os seus trabalhos, foi muito bem entregue este "Prémio Nobel da Literatura" .

O céu da Céu disse...

Para o próximo "Canto das Letras" vou levar um livro da Doris Lessing.Um beijinho a todas e em especial para a Arlete que há muito não a vejo.