FÉRIAS

segunda-feira, 5 de abril de 2010

CANÇÃO

Fui ao mar buscar sardinha
E encontrei uma sereia.
"Agora", pensei, "é minha.
Virei mais logo à tardinha
Quando, nos longes da areia,
A negra sombra caminha."
Mas rompeu a lua cheia
E todos viram que eu vinha...
"Adeus", disse eu. E larguei-a.
Fui ao trigal já maduro
E achei um lindo botão
De papoila, ardente e puro.
"É meu!" declarei então.
"Beijá-lo-ei pelo escuro
nesta vasta solidão."
Mas vieram, de roldão,
Segadores de olhar duro
Com suas foices na mão.


Fui pelas fragas do monte
E vi a água corrente.
"Hei-de beber desta fonte",
Disse eu. "É tão transparente!
Oxalá não se amedronte.
Não há nada aqui defronte,
Ninguém nos vê, certamente."
Mas que quereis que vos conte?
Fui-me embora. Vinha gente.
.....................................
Canção de Cabral do Nascimento
.........................................
...........................................
...............................................

2 comentários:

Carolina disse...

Boa versejada!
;)

Jelicopedres disse...

Que coisa linda!
Já cá venho, agora vou ter de sair!
;)