FÉRIAS

sábado, 24 de abril de 2010

25 de Abril











O tempo vai passando e a nossa memória remexe, revolve, cava e traz à superfície episódios que o tempo se encarregara de guardar...estamos velhos, mas são os nossos testemunhos que vão fazendo história.

E hoje é para ti, filho... que nasceste em 15-02-1974 Ano da Revolução de Abril.


Dia 25, quinta-feira às 0h20m, através dos emissores da Rádio Renascença, pela voz de Leite Vasconcelos, ouve-se a primeira quadra da canção de Zeca Afonso:
"Grândola vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti,ó cidade".

E passados vinte minutos, arranca a cantiga "Grândola Vila Morena".
Estava dado o sinal.

Tu dormias embalado no meu colo...tinhas dois mesinhos e dez dias e já sorrias pra mim.


Pelas oito e meia da manhã fui para a escola de Morgavel a dez quilómetros da nossa casa.
Passei por São Torpes e alguém me acenou efusivamente...
Um pouco mais à frente ...carros parados não me deixaram avançar...

-Hoje não há escola, minha senhora, vá para casa...
- E as crianças, os meus alunos , quem os avisa?!
-Não se preocupe, a revolução começou ... eles também já vão saber!



.......................................



8 comentários:

Carolina disse...

Arrepiei-me ao ver a tua postagem!
Que tempos aqueles.
De emoção
De fé
De fratarnidade
De solidariedade
De sorrisos e abraços!

Anónimo disse...

Que bom estarmos a festejar o 25 de Abril e estarmos a recordar momentos tâo especiais .
Também recordo que no dia 25-4-1974 fui entregar a análise de possível gravidez e...no dia lª.de Maio na grandiosa Manifestação, já sabia que ia nascer a Inês , o que felizmente aconteceu no dia 12-l2-1974. Foram momentos muito especiais.
Obrigada Céu e um beijinho

Letucha Almeida disse...

Que tempos aqueles realmente, é pena estarmos a perder um pouco essa alegria e fraternidade. Continuemos pois com FÈ e ESPERANÇA que isto melhore!
Bejinhos fraternos

Anónimo disse...

Olá boa noite
Mais uma linda postagem ,foi bom ler o que escreveu recordei o 25 de Abril de 1974 .
Beijinhos A .P

Anónimo disse...

Estas coisas acontecem a quem ~pouco percebe deste michinho
Desculpe um beijinho .

isabel disse...

Bonita postagem feita com emoção e cheia de lembranças.
Sorriso e abraço fraterno

Anónimo disse...

Depois de saber que me transportavas de carro numa alcofa não homologada pelas normas da Comunidade Europeia, tomo conhecimento de que, em vez de aproveitares os 5 meses de licença de maternidade, 2 meses depois de nascer já trabalhavas. Não sei como sobrevivi a isto tudo...

Como deves imaginar não me lembro muito bem do que se passou nesse dia, pelo que apenas posso agradecer a todos e em especial a ti e ao Pai a liberdade que me deram para viver a minha vida.

Se tive sorte de, na prática, já não ter vivido no tempo da rolha, tive ainda mais sorte de ser vosso filho.

Beijos,
T

PS: o facto de estar a brincar com coisas sérias não significa que não entenda a emoção que por aqui vai, mas já não há nada a fazer, sou mesmo assim...

Jelicopedres disse...

O testemunho deste teu dia, também fica para a história!
O meu 25 de Abril, além de todo o significado que transporta, tem para mim um "outro significado"...
O facto de estar prestes a dar à luz a minha filhota, Patrícia fez com que esse dia fosse um pouco difícil para mim e bastante perturbador.
Calmos beijos para ti ;)