FÉRIAS

segunda-feira, 6 de julho de 2009

FU...U...U...GUE...TES



Tamanho da fonteAs "estórias" da minha infância já as conheço de cor e salteado, porque a minha avó as contava e agora a minha mãe resolveu contá-las, vezes sem fim.
Acontece que já nem as oiço...(desculpa mãezinha), pois sei como começam e terminam as aventuras...
Hoje, mais uma vez surgiu a história dos "fu...u...u...gue...tes".
Resolvi sentar-me e escutar pela décima... centésima vez... Não sei!!!
E por que não sei se alguém terá pachorra para um dia me ouvir...vou deixá-la escrita nesta "gaveta de memórias".
Talvez seja uma oportunidade para os meus filhos e netos dizerem daqui a uns anos:
-Ah! Ah! Essa já nós sabemos!
..............................................
Tinha 3 ou 4 aninhos. O meu pai tocava trombone na Banda da terra.
Davam concertos, animavam festas e procissões.
Foguetes e morteiros estalavam no ar...
Eu tinha imenso medo do barulho dos "Caguetes" e chorava.
A minha mãe achava piada, mas lá ia repetindo que não se dizia "caguetes"...
Depois de um dia de festa muito agitada e cansada, lá adormeci.
Sonhei... certamente com "caguetes"... e... foguetes...
Na manhã seguinte, muito cedo, saltei para a cama dos meus pais e aos saltinhos e pulinhos, gritei:
-Já sei dizer! FU...U...U...GUE...TES! FU...U...U...GUE...TES.
E não tenho medo!
.........................................
(fotos - fogo de artifício na baía de Sines)



6 comentários:

Carolina disse...

Esta é uma história bonita e muito ternurenta. Ir buscar velhas memórias dá sempre um bom tema para a escrita!
Um dia brilhante para ti, como brilhante é uma noite de Fu...u...u...gue...tes!
;)

Dulce Gomes disse...

E mais brilhante que os Fu...u...guetes, só o brilho duma AMIGA chamada CÉU.
Bjocas:)
Tenho que dizer que me diverti ao ler esta história:):)

Jelicopedres disse...

Vês como é fácil, Céuzinha!
Isto, só demonstra que, deves vir muitas vezes a Santo André!...
Linda!
Gostei muito de te ver, mulher atarefada!
-Gosto de gente que assim escreve!
-Gosto de gente que ri,francamente!
-Gosto de gente que, se movimenta sem precisar de ser empurrada, que, segue em frente com energia positiva!
"Namastê"

lami disse...

Vá lá Céu tu um pouco ga..a..gue...ja...da sempre dizias a palavra foguetes...
sei de alguém, que dizia "fodetes" :))

O céu da Céu disse...

Como sou muito poupadinha em palavras, vai um beijinho para todas.Carol,Dulce,Teresinha,Lami, sois muito condescendentes comigo e fazem-me muita falta pois além de aumentarem a minha auto-estima também a minha grande amizade por vós vai crescendo dia a dia.
Tudo bom para vós!
Amanhã talvez vá mais para sul à procura das águas mais quentinhas e dos miminhos da neta Inês e pais.Até breve.

Anónimo disse...

Pois amiga, nessas idades acho que cada um dizia à sua maneira !!!
A minha mãe, dizia que eu tinha medo dos ( Lambetes ) um dia perguntei à minha mãe, o que era Lambetes ???
Foi quando ela me esplicou, fiquei muito admirada porque na altura já sabia dizer fuguetes, nem queria acreditar :)))