
........E quando era Natal, corríamos pelas veredas de Morgavel, a apanhar musgo, azevinho, pedrinhas, areia , tronquinhos, bocadinhos de telhas e tijolos partidos, tampinhas de frascos. E de casa vinham os trapinhos do saco da costura da avó, as linhas, os cordéis, as pratinhas dos chocolates, o cartão da caixa dos sapatos e depois...mãos à obra.
.............Ao fundo da sala, na bancada de carpinteiro, talhavam-se as roupinhas para vestir as figuras que iam nascendo. A Nossa Senhora , de vestido de cetim azul, com um fio dourado à cintura. Cabecinha de bugalho e auréola de arame.
S.José vestia fatinho e capa de serapilheira castanha e um bordão de amieiro mantinha-o em pé.
-Professora, o Menino Jesus fica nu?
-Ó coitadinho, vamos arranjar-lhe um cueirinho-respondi.
-Tem de ser loiro, não é professora?
-O Menino Jesus pode ser como nós o quisermos ver, loiro ou moreno, olhinhos em bico ou escurinho.
........E hora a hora, dia a dia o nosso Presépio crescia, enquanto entoávamos o "Alegrem-se os céus e a terra", "Entrai pastores, entrai".....
......Eram momentos mágicos.
(Tirado do livro "O céu da Céu").
5 comentários:
O "céu da céu", que bem conheço!
Cada vez que eu o abro, sinto, momentos de ternura, vividos junto dos teus alunos durante anos e anos!!!
Missão abençoada essa, de participar na vida das crianças numa fase tão especial como é a infância!
Parabéns Céu.
Céu, fizeste-me recordar os meus natais da meninice. Tal e qual a azáfama de fazer o presépio e aquele musgo verde e fofinho que procurávamos nos muros sombrios e nos penedos húmidos.
É muito bom recordar esses tempos amiga, os teus alunos de certeza que também se recordam os bons momentos que passaram na tua companhia !!!
Bjs.
Eu também me deliciava a olhar o presépio.
A minha prima Mariana do Cardal vinha sempre fazer um presépio para mim!
:...)
Por acaso a Céu fez-me recordar os meus tempos de criança, agora compra-se tudo feito, lembro-me da minha mãe fazer um presépio muito grande, um bom fim de semana.
Enviar um comentário