FÉRIAS

sábado, 8 de dezembro de 2007

VEM AÍ O NATAL!

(Presépio feito por alunos de uma escola)

........E quando era Natal, corríamos pelas veredas de Morgavel, a apanhar musgo, azevinho, pedrinhas, areia , tronquinhos, bocadinhos de telhas e tijolos partidos, tampinhas de frascos. E de casa vinham os trapinhos do saco da costura da avó, as linhas, os cordéis, as pratinhas dos chocolates, o cartão da caixa dos sapatos e depois...mãos à obra.
.............Ao fundo da sala, na bancada de carpinteiro, talhavam-se as roupinhas para vestir as figuras que iam nascendo. A Nossa Senhora , de vestido de cetim azul, com um fio dourado à cintura. Cabecinha de bugalho e auréola de arame.
S.José vestia fatinho e capa de serapilheira castanha e um bordão de amieiro mantinha-o em pé.
-Professora, o Menino Jesus fica nu?
-Ó coitadinho, vamos arranjar-lhe um cueirinho-respondi.
-Tem de ser loiro, não é professora?
-O Menino Jesus pode ser como nós o quisermos ver, loiro ou moreno, olhinhos em bico ou escurinho.
........E hora a hora, dia a dia o nosso Presépio crescia, enquanto entoávamos o "Alegrem-se os céus e a terra", "Entrai pastores, entrai".....
......Eram momentos mágicos.

(Tirado do livro "O céu da Céu").

5 comentários:

Jelicopedres disse...

O "céu da céu", que bem conheço!
Cada vez que eu o abro, sinto, momentos de ternura, vividos junto dos teus alunos durante anos e anos!!!
Missão abençoada essa, de participar na vida das crianças numa fase tão especial como é a infância!
Parabéns Céu.

lami disse...

Céu, fizeste-me recordar os meus natais da meninice. Tal e qual a azáfama de fazer o presépio e aquele musgo verde e fofinho que procurávamos nos muros sombrios e nos penedos húmidos.

Anónimo disse...

É muito bom recordar esses tempos amiga, os teus alunos de certeza que também se recordam os bons momentos que passaram na tua companhia !!!
Bjs.

Carolina disse...

Eu também me deliciava a olhar o presépio.
A minha prima Mariana do Cardal vinha sempre fazer um presépio para mim!
:...)

Anónimo disse...

Por acaso a Céu fez-me recordar os meus tempos de criança, agora compra-se tudo feito, lembro-me da minha mãe fazer um presépio muito grande, um bom fim de semana.