FÉRIAS

quinta-feira, 4 de março de 2010

UM EDUCAR DIFERENTE

...........................................
............................................

Ao ler um artigo do DN fui surpreendida por correntes diversas de opinião sobre como educar melhor as crianças...e gostava de partilhar o que me pareceu mais relevante.
O artigo foi escrito por Ana Bela Ferreira e resumidamente escrevia que os pais sonham que os filhos sejam bem sucedidos e felizes, bem controladinhos e cheios de actividades...investindo tanto com os filhos que se esquecem de investir mais no próprio casamento.
Esta tese é defendida por um terapeuta norte-americano no livro "Para Educar Crianças Felizes, Ponha o Seu Casamento em Primeiro Lugar". Apoiando esta tese encontra-se o Psicólogo Eduardo Sá que a certa altura refere que "proteger não significa proteger de mais".
...."É importante que os filhos saibam que os pais têm uma relação saudável ao mesmo nível da que têm com eles".
Rui F. Nunes realça que "a imagem de afecto dos pais vai ser o modelo de relação na sua vida futura, tanto nas relações de trabalho como amorosas".
E depois de muitas considerações e correntes opinativas vem alguém que diz que o BOM SENSO deve imperar...
.........................................
Nota:
OS FILHOS COMO CÃES , programa de televisão norte-americano com muito sucesso...
Não comento, espero para ver.
COMO CRIAR O FILHO PERFEITO USANDO A CULPA E A MANIPULAÇÃO
E esta hem!?!? (livro)

6 comentários:

HORIZONTE disse...

Dª. Céu, eu costumo ler alguns artigos do psicólogo Eduardo Sá e eu também acho que os pais devem investir na casamento. Um casamento feliz é de certeza um bom investimento para um bom relacionamento familiar e as crianças apercebem-se disso .
Bjs Paulinha

Carolina disse...

Um óptimo artigo que deverá levar as pessoas a meditar e a tentar remediar tanta confusão que anda por aí sobre os FILHOS e de como educar sem "estragar" e de amar educando.
As crianças devem saber que há Respeito pelos outros a começar pelos próprios pais.
Não é só facilitando a vida das crianças que elas ficam preparadas para o seu futuro como adultos. Antes pelo contrário!...

Sentidamente disse...

Quero antes de mais agradecer as suas visitas aos meus cantinhos e os simpáticos comentários que lá faz e que não sei se mereço.

Depois, quero felicitá-la pelas estrelas que deixa a brilhar aqui no seu Céu. Hoje acendeu mais uma, bastante oportuna, por ter a ver com o debate família /educação tão necessariamente urgente. O papel da família na educação dos filhos é cada vez mais difícil. Daí as confusões, o meter dos pés pelas mãos. Quantas crianças por exemplo, são bolas de ping-pong, jogadas de um progenitor para outro, transportando represálias como resultado de mágoas e desavenças a que deveriam ficar completamente alheias…

E por fim, que ternura me inspiraram esses pezinhos! Deduzo que pertencem a uma das suas princesinhas ou principezinho. A foto ficou linda!
Um beijinho

Aparecida disse...

Olá Céu
Também tenho saudades do convívio com a turma de italiano, pena que não dá para tudo, também acho que devo dar oportunidade aos novos.
Obrigada pelas tuas visitas e comentários no meu blog.Passo sempre para ver o que voce deixa de novo no seu blog e gostei deste artigo.
Beijinhos
Aparecida

Jelicopedres disse...

Sem dúvida que a imagem que as crianças transportam consigo pela vida fora, tem muito a ver com a relação de afectividade dos pais.
Eu acredito que sim!
Contudo, há excepções que nem mesmo a psicologia consegue explicar, que têm a ver também com factores exteriores ao núcleo familiar.
- Obrigada Céu, por mais este pertinemte alerta...!
Um bj.

Teresinha*_*)

lami disse...

Céu as questões do "educar" interessam-me sempre e costumo dizer que sou adepta da "Pedagogia do Bom Senso". Acho que o segredo está aí, no amor e no cuidado e carinho com que alimentamos as relações na família...
Um artigo do jornalista João Coutinho sobre "educar" também me despertou o interesse esta semana. Podem ler no Xonguila.